A infestação de uma casa por ratos é algo extremamente desagradável, mas o que muitas pessoas ainda não sabem realmente é sobre os perigos desses animais para quem mora no local.
Para se ter uma ideia dos perigos oferecidos pelos ratos, eles são portadores de mais de 30 doenças, que podem ser transmitidas não só aos humanos, mas também aos animais domésticos.
As doenças mais comuns transmitidas pelos ratos são a leptospirose, a hantavirose, a peste bubônica, ou peste negra, e o tifo.
No caso das propriedades rurais, eles trazem muitos problemas, porque roem sacos que contêm grãos, além de defecar, urinar sobre eles e soltar pêlos.
Assim, os grãos passam a se tornar impróprios para ser consumidos por humanos e animais.
Em casas e indústrias, os ratos podem roer fiações elétricas e gerar sérios prejuízos, até mesmo provocar incêndios.
A seguir, nós vamos falar mais um pouco a respeito das doenças extremamente perigosas para os humanos transmitidas pelos ratos:
· Leptospirose: é ocasionada pela bactéria chamada leptospira, transmitida pela urina dos ratos e de outros roedores, como os camundongos. Ela penetra na pele, através de feridas ou machucados. Se não tratada, pode levar à morte.
· Hantavirose: é uma grave doença infecciosa, ocasionada pelo hantavírus, que é transmitido pelas fezes, urina ou saliva dos roedores. A principal forma de infecção por esse vírus é via respiratória, pela inspiração da poeira que se mistura aos dejetos de um rato quando se secam.
· Peste: no passado, a peste negra foi responsável por matar milhões de pessoas. Ela é transmitida pela picada de uma pulga de rato que contém a bactéria chamada de Yersinia pestis. Ela é perigosa até hoje, e uma infestação de ratos pode aumentar os riscos de transmissão da doença.
Agora que você já conheceu os perigos que os ratos oferecem aos humanos e outros animais, é quase certo que você quer se ver longe deles.
Para evitar essas complicações, faça dedetizações frequentes nos ambientes em que você percebe a presença desse roedor, para evitar infestações.

Seu alvará sanitário está em dia?
Você sabe o que é um alvará sanitário? É um documento emitido pela Vigilância Sanitária,