Os animais peçonhentos são todos aqueles que têm glândulas de veneno e que os injetam com uma grande facilidade, através de ferrões, de dentes ocos ou de aguilhões. É o caso de lacraias, escorpiões e aranhas.
Os acidentes com os animais peçonhentos preocupam a área médica, por conta da gravidade e da frequência com que eles ocorrem.
Em meio a isso, surge então um questionamento: as picadas de lacraias trazem perigo para mim e para minha família?
As lacraias, em alguns lugares chamadas de centopeias, são animais caçadores noturnos que são bem rápidos e que possuem o corpo adaptado para penetrar nas frestas, onde elas se escondem durante o dia.
Abaixo da cabeça da lacraia estão presentes ferrões venenosos, que funcionam como pinças, e o último par das patas do animal serve como um órgão sensorial, para capturar alimentos.
Quando algo toca ou quando esse órgão sente a proximidade de uma possível presa, ele a segura com força, e então o corpo da lacraia se dobra para trás, de modo que ela injeta o veneno para paralisar ou matar a sua presa.
O veneno que as lacraias possuem é pouco tóxico para os humanos, sem que haja qualquer relato de envenenamento grave ou de morte nos locais onde acontecem os acidentes com esses animais.
Entretanto, a picada e o veneno injetado geram sintomas como inchaço local e dor forte, além de possíveis calafrios, febre, suores e temores.
Portanto, a picada de lacraias não é perigosa, pelo menos em termos de risco de morte, para você e para a sua família, mas é sempre bom evitá-las, principalmente próximas de crianças.
